quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O Segredo do Rei de Copas


Você deve saber que jogos de cartas modernos são cheios de simbologias que foram cultivadas pelos anos. Os quatro reis, por exemplo, são baseados em reis reais: O de Ouros representa o rico Julio césar, o de Paus representa o brutal Alexandre o Grande, o de espadas representa o poderoso, mas gentil Davi de Isral e o de Copas (corações) representa o emocionalmente perturbado, Charles VII da França. 

É dele o busto que estampa o início do post e é desse Rei que vamos falar hoje.

Talvez você tenha notado que Charles é o único dos quatro que viveu para ver seu rosto pintado em uma carta de jogo. 

Charles teve seu rosto estampado na carta logo no inicio do seu reinado, mas só foi saber disso anos depois, quando ficou muito doente, e deveria ficar na cama para o resto da sua vida. Durante esse período, Charles começou a aprender jogos de cartas, como o "vingt-et-un" (versão inicial de Black-Jack). 

Charles passou dois anos deitado, jogando com suas cartas, e ficando cada vez pior. O tempo foi passando, e Charles começou a ficar obsecado pela idéia que o rei da décima terceira carta trazia má sorte. Ele falava como ele começou a ver o número aparecendo em toda parte e que estava perto de descobrir o segredo dele.

Claro, seus delírios foram atribuídos à febre e a doença, e no final do segundo ano, ele foi declarado louco, e seu filho Louis XII assumiu o trono.

O que você provavelmente não sabe é que ele morreu em condições pouco normais.

Um dia, meses depois de ser afastado do trono, um de seus psiquiatras entrou em seu quarto, e achou ele frágil e velho no meio da sala, empunhando uma grande espada.

Antes que o médico reagisse, o Rei disse: “Ils m’ont montré la vérité de treize, et il n’est pas signifié pour les yeux mortels.” Que seria algo como "Eles me mostraram a verdade sobre o Treze, e ele não é visto pelos mortais.". Sem hesitar, o rei passou a lâmina entre sua cabeça, atravessando-a e caindo no chão, morto. 

Depois do incidente, foi declarado que o rei ficou louco, e a imagem do rei de copas foi modificada para mostrar Charles iminente a si mesmo. Apesar de ser raro, ainda pode-se achar cartas com Charles com a Espada em sua cabeça. A parte mais estranha da história, foi a data da morte do Rei: 7/6/1462. Pode ter sido intencional, mas... 

6+7=13 e 1+4+6+2=13

Nenhum comentário: