domingo, 29 de janeiro de 2012

Dead Bart



Você já sabe que a Fox tem uma estranha maneira de exibir os episódios dos Simpsons. Eles se recusam a fazer continuações das histórias, criando um amontoado de capítulos inconsistentes e sem ligação. A razão para isso na verdade é um episódio perdido da 1ª Temporada.

Encontrar detalhes desse episódio perdido é muito difícil, ninguém que trabalha no show gosta de falar do assunto. Ele foi escrito inteiramente por Matt Groening. Durante a produção da primeira temporada, Matt começou a agir estranhamente. Ele estava muito inquieto, parecia nervoso e mórbido. Dizem que se você mencionar algo sobre o episódio, a equipe fica furiosa e manda você NUNCA contar ao Matt. Eu ouvi sobre isso pela primeira vez, em um evento onde David Silverman estava palestrando. Alguém na platéia perguntou sobre o assunto e Silverman simplesmente deixou o auditório, finalizando a apresentação horas mais cedo. O número de produção do episódio era 7G06, e o título foi "Dead Bart". O episódio numerado 7G06, Moaning Lisa, foi feito posteriormente e encarregou-se de cobrir a existência do anterior.

Além de ficarem irritados, se você perguntar sobre o episódio a qualquer um que trabalha no show, ele farão qualquer coisa para impedir que você fale diretamente com Matt Groening. Em uma convenção, eu planejei seguí-lo depois que ele falasse com a platéia, para ter uma chance de conversar sozinho assim que ele deixasse o prédio. Ele não se assustou quando notou que eu estava seguindo, provavelmente esperava um típico encontro com um fã obsessivo. Quem perguntei sobre o episódio, toda a cor de seu rosto desapareceu e ele começou a tremer. Quando perguntei se poderia dar detalhes do episódio, cambaleou e parecia que estava prestes a chorar. Ele pegou um bloco de notas, anotou alguma coisa em um pedaço de papel e me deu. Implorou para que eu NUNCA mais falasse sobre episódio. O pedaço de papel tinha um endereço de website; eu não direi qual era, por razões que você verá em poucos segundos. Eu entrei com o site no meu navegador e vi que estava completamente preto, a não ser por uma linha amarela com um texto (era um link para download). Eu cliquei e o arquivo começou a ser baixado. Quando finalmente acabou, meu computador ficou maluco. Provavelmente o pior vírus que já vi na vida. A Restauração de Sistema não funcionou, tive que fazer uma total reinstalação. Antes de fazer isso, eu consegui gravar o arquivo em um CD e tentei abrir em um computador vazio. Como eu suspeitava: havia um episódio dos Simsons nele.

O episódio começava como qualquer outro, só que com uma péssima qualidade de imagem. A primeira parte era relativamente normal, mas a maneira como os personagens atuavam era um pouco "desfocada". Homer parecia mais furioso, Marge mais depressiva, Lisa mais ansiosa e Bart parecia ter um genuíno ódio pelos pais. O episódio era sobre os Simpsons indo a uma viagem de avião. No final da primeira parte, você via o avião decolando, Bart estava bagunçando tudo, como era de se esperar. No entanto, quando o avião estava por volta de 50 pés acima do chão, Bart quebra uma das janelas e é sugado para fora.

No começo da série, Matt tinha uma idéia mais realista de animação dos Simpsons. Esse estilo foi usado neste episódio e a morte foi extremamente bizarra. A figura do corpo do Bart estava irreconhecível. Eles aproveitaram a chance de não estar em movimento e fizeram um corpo hiper-realista.
A primeira parte terminava com um "close" no corpo de Bart. A segunda parte começava com Homer, Marge e Lisa sentados em sua mesa, chorando. O choro não acabava e parecia mais doloroso. Melhor atuação que você jamais imaginaria ser possível em um desenho. A animação começou a decair quanto mais eles choravam e você poderia ouvir um murmúrio em segundo plano. Eles pareciam sombras deformadas com cores aleatórias. Havia rostos olhando pela janela, mas estavam indo e vindo, você nunca teria certeza de quem eles pareciam ser. Essa foi toda a segunda parte.

A terceira parte abriu com uma mensagem dizendo que um ano havia passado. Homer, Marge e Lisa estavam esqueleticamente magros e ainda sentados na mesa. Não havia sinal dos bichos de estimação ou da Maggie. Eles decidiram visitar a tumba do Bart. Springfield estava completamente deserta e quanto mais eles se aproximavam do cemitério, mais as casas pareciam decrépitas. Elas estavam todas abandonadas. Quando eles chegaram à cova de Bart, seu corpo jazia fora do caixão. Estava exatamente como no fim da primeira parte.




A família começou a chorar novamente e, eventualmente, pararam e apenas observaram o corpo de Bart. A câmera deu um zoom no rosto de Homer. De acordo com algumas fontes, nessa parte Homer faz uma piada, mas não estava audível na versão que eu via.

O zoom terminava assim que o episódio chegava ao fim. Os túmulos ao fundo mostravam os nomes de TODOS as estrelas coadjuvantes que participaram dos Simpsons. Alguns não se ouve falar desde 1989 e outros não haviam sido mencionados ainda. Todos tinham a data de morte. Para os convidados que ainda não estavam mortos, como Michael Jackson e George Harrison, lá estavam escrito a data perfeita de suas mortes. Os créditos estavam em completo silêncio e pareciam escritos a mão. A imagem final era da família Simpson sentada em seu sofá, mas com um desenho super realista, sem vida como o corpo de Bart.


Há algo bizarro naqueles que ainda não haviam morrido até a produção do capítulo: todas as mortes ocorreram nas datas listadas.

Nenhum comentário: