quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Versão Glitchy Red



Cerca de um mês atrás, eu comprei um segundo cartucho de Pokémon Red no eBay. Eu queria começar um novo jogo sem bagunçar meu arquivo de save do primeiro cartucho. Assim que eu comparei com meu antigo eu soube que aquele foi produzido em outro lugar. Você podia ver na foto como o adesivo não se encaixava na parte frontal do cartucho, e o plástico vermelho é mais barato e quase transparente.

Quando eu comecei, só havia uma opção - New Game, e ao contrário do cartucho que eu estava usando, ele não tinha nenhuma marca de desgaste de ser inserido no GBC ou qualquer coisa indicando que ele tinha sido usado. O que me decepcionou um pouco, já que parte da emoção de comprar um usado era conferir o time do jogador anterior.
 
Bem, não era o que eu esperava, mas eu já gastei uma **** de dinheiro com a franquia e aquilo não ia me desanimar. Confirmei New Game e a música do início começou a tocar. 

Quando eu comecei o jogo, a tela do meu GBC ficou estranha, como se eu estivesse jogando em um Game Boy antigo, com uma só cor. Eu pensei que aquilo era muito estranho, considerando que a configuração da tela “baixa” de meu GBC  era mais brilhante do que a configuração "alta" nos GBC de todos os meus amigos, eu sempre cuidava bem dela, e era improvável que a luz de fundo estivesse danificada tão cedo. Porém quando eu testei minha versão Sapphire, a tela ficou iluminada de volta, como era normalmente. Eu joguei minha outra versão Red outras vezes, e nunca havia acontecido isso. Talvez tivessem apagado o jogo muitas vezes. Mas isso não explicaria a falta de arranhões na parte inferior do cartucho. Então eu só atribuí o defeito ao jogo em si, como se ele tivesse sido malfeito (o que não faz sentido porra, eu sei).
 
Agora, você provavelmente está se perguntando quando eu vou começar a dizer a você sobre como havia Unowns no meu time e o “Buried Alive” em Lavendar Town começou a comer o meu personagem do jogador, porque qualquer história do jogo de Pokemon que começa com ele mostrando defeitos estranhos é obrigado a ser alguma merda hackeada assustadora. Bem, não foi tão simples assim. Eu testei todas essas teorias sobre Lavender Town, a Torre Pokémon, tudo isso, e nada de anormal aconteceu. Não fiquei louco pela música nem senti nenhum desejo suicida, nunca o meu Pokémon ficou branco e começou a chorar lágrimas de sangue, ou qualquer coisa assim. 

No entanto, enquanto eu continuei jogando, tornou-se evidente que aquele jogo teve algumas falhas. Assim como o invólucro de plástico barato e a etiqueta mal preso, o jogo em si era cheio de erros. Eu nunca joguei Pokémon em um emulador antes, mas se eu tivesse que adivinhar, eu diria que quando ele foi copiado, um monte de dados foi corrompido, e eu tinha que tomar cuidado ao jogar ou ele poderia congelar a qualquer momento.
 
Por exemplo, às vezes os gráficos do jogador (vou chamá-lo de "Red", como é como eu sempre chamei ele. Eu sou meio que fã de Red) se transformava em grandes barras coloridas e o jogo parava, e a música de fundo parava em qualquer nota que tinha batido e o jogo ficava em agudo estático, até eu reiniciar. Isso acontecia sempre que eu tentava abrir a opção de ativar a moto dentro de uma caverna ou edifício. 

Eu estava quase certo de que este era apenas um jogo normal, até que eu examinar o SNES na loja de departamentos em Celadon. Não me julgue, mas, como eu sempre fui fã de Red, eu sempre gostei de ver as cenas que o jogo diz as coisas do ponto de vista de Red, como a forma como ele diz "papai gostaria disso!" Quando você examinar o SNES, ou "Eu deveria ir andando... "quando você examinar a TV em casa, o engraçado é que você nunca consegue ver o jogador dizer nada, até chegou o ponto em que, como uma piada, os desenvolvedores faziam Red dizer nada mais do que “...” quando o encontrava no Mt. Silver em G/S/C.
 
De qualquer forma, quando examinei o SNES, onde Red normalmente diria: "Pai gostaria disso!", Em vez disso, eu vi o texto, "Onde está papai?" 

Examinei-o novamente, e a mesma coisa aconteceu. Eu meio que ri por dentro, pensando que, por alguma razão, foi má tradução (não pergunte como eu pensei na hora que aquilo fazia qualquer sentido). No fundo da minha mente, eu tinha esperança que aquele fosse um jogo hack, porque bem, eu tenho algumas imagens publicadas no 4chan dessas coisas e eu seria capaz de passar pelo menos uma tarde rindo sobre algo diferente que eu encontrasse. 

Fui para o andar de cima, depois voltei e verifiquei o NES novamente. Para minha surpresa, a mensagem tinha mudado de novo. Agora Red disse: "Quem me criou?"
 
Neste ponto, eu estava certo de que este texto tinha sido adicionado por algum hacker, e eu pensei que era INCRÍVEL. Inferno, Red descobrir que ele era apenas um personagem de videogame. Isso é muito engraçado. 

Depois disso, não consegui encontrar qualquer outro texto acrescentado aos diálogos normais, e continuei na história do jogo. No ponto atual , eu estava perto da parte entre Cinnabar e as Ilhas Seafoam.
 
Mas o glitching foi piorando. Às vezes, o mapa ficava distorcido, como quando fazia o famoso “City Glitch”, e Red aparecia com a imagem de surf em uma árvore ou uma casa ou alguma merda assim em que eu não podia me mover. Eu tinha que voar para fora daquele cenário e tentar novamente. Quando criança, eu sempre gostei de explorar os defeitos do jogo, como “Missingno” e o “City Glitch”, e várias vezes eu usei Gameshark, inclusive durante o jogo desta versão. Assim as aconteceram falhas bem legais. Eventualmente, eu fiz isso depois para conseguir chegar à Cinnabar.

(estou colocando o vídeo que mostra como fazer o City Glitch para quem não conhece)




 
Agora, sendo um Glitcher profissional como eu era, não resisti a passar antes na fronteira do mar com a Zona Safari, para fazer você-sabe-oque.

Mas não importa quantas vezes eu tentasse, eu nunca conseguia fazer Missingno aparecer. Eu pensei que talvez a ROM tinha sido editado para evitar glitching, mas este claramente não era o caso, como a merda do jogo estava zuado pra cacete.
 
Porém, depois de continuar a história do jogo, quando entrei na Mansão Pokémon, fui recebido pela janela com o seguinte texto: 

RED: Boa tentativa, Red.
 
Era óbvio que em "Red" estaria o nome de qualquer outro nome de jogador. O que me assustou foi "RED", em todos as caixas de som do gameboy, como um alto-falante. 

Neste ponto, eu já tinha certeza que aquele era um jogo editado. O personagem da porra do jogo estava falando diretamente para mim "Boa Tentativa" depois que eu falhei em achar o Missingno. 

O jogo congelou com o som de estática, como havia acontecido outras vezes e eu tive que reiniciar. Eu não tinha salvo desde antes de tentar e falhar com o Missingno, mas quando eu liguei o jogo novamente, eu estava de volta na mansão, exatamente onde a janela tinha aparecido. Eu poderia tentar fazer a caixa de texto aparecer de novo, mas fui em frente e joguei normalmente através da Mansão. Me chame de frangote, mas apesar da emoção que senti, eu estava com medo, sendo assim, eu joguei de forma lenta e com todas as luzes acesas. Eu ainda estava jogando no meu GBC quando algo aconteceu.

Depois que saí da mansão, eu recebi uma mensagem: 

PA: Ding-Dong! Tempo limite acabado! Seu tempo acabou no Safari! 

Eu esqueci que tinha feito o “City Glitch” no passado, mas eu sabia que isso aconteceria alguma hora. Como esperado, eu apareci do lado de fora da Zona Safari no portão, eu bati "B", quando os atendentes me perguntaram se queria entrar no Safari.
 
Eu tive uma sensação imensa de terror quando fui deixar o portão, assustado eu sabia que entraria na cidade Glitched. Eu sabia muito bem o que normalmente acontecia nesse defeito, mas você tem que entender, toda a situação tinha me deixado um pouco nervoso.
 
Em vez disso, estranhamente, eu apareci em Pallet Town, mas não havia nenhuma música, nada.

Outra janela de texto apareceu: 

RED: Este não é o lugar de onde eu sou. Eu fui enganado. 

Eu não conseguia mover meu jogador depois disso, tentei voltar para a cidade, mas alguma coisa me parou. Tentei abrir o menu de minha equipe para usar Fly e sair de lá, mas para meu horror, o Pidgeot que usava para Fly não estava lá. Apenas meu Blastoise, Exeggutor, Kadabra, Mew (que peguei no ponto aleatório Ponte Nugget) e Kangaskhan. No lugar do Pidgeot estava um Raticate level 16 com 1 de HP. Ele estava envenenado. Eu chequei seu stats, e tinha como nome de treinador “BLUE”, ele sabia Hyper Beam, Quick Attack, Glare, e Skull Bash. Eu não sei mesmo se Raticate pode aprender todos esses movimentos.

Eu já ouvi dizer que o Raticate de Gary morreu (a sério) no jogo, na parte do navio, e na versão original japonesa Gary falava isso em Lavender Town. Mas eu tinha nomeado Gary "Idiota" neste jogo para algumas risadas. Eu acho que o nome de treinador "BLUE" veio do fato de que a Blue é o oposto para a versão Red, como talvez se tivesse vindo de um cartucho de Blue. Eu sei Rattata não evolui até o nível 20, então isso foi um hack bem óbvio. 

Eu tinha alguns Antidotes e Poções na minha bolsa, então eu pensei, que diabos, eu vou curá-lo. Mas quando eu deixei o menu do time, o menu Iniciar fechou, e eu não consegui abri-lo novamente. Eu tentei caminhar, e desta vez eu era capaz de me mover. Eu deu alguns passos, esquecendo-me o veneno até uma caixa apareceu novamente: 

RED: Você lembra? Nós matamos ele. 
 
Neste ponto, eu estava ficando um pouco assustado (Na verdade eu já tinha me borrado todo, porra). Entrei no menu de minha equipe e Raticate não estava lá. Nem minha Pidgeot. O slot estava vazio. Fechei o menu e tentei me mover novamente, mas eu estava travado de novo! Eu não queria ter que reiniciar o jogo de novo, de alguma forma eu conseguiria me livrar daquele defeito.

Eu fiquei tentando se mover por um tempo, antes de me lembrar que o meu Kadabra sabia Teleport. Quando eu tentei entrar no menu Iniciar, nada aconteceu. Eu tentei, mas não podia me mover. Não... tive um calafrio e senti a impressão horrível que era RED que não queria me deixar passar. O personagem virou sua face para baixo, mesmo sem eu ter apertado aquela direção.
 
RED: Isso aconteceu comigo. Por quê? 

Naquele momento eu só fechei o jogo. Tirei o cartucho Red hackeado fora e coloquei minha versão FireRed. Naquele meu jogo velho, eu também tinha chamado o jogador "Red", e por alguma razão eu ainda estava com muito medo do que iria acontecer. Eu iniciei o jogo e, para meu horror, a tela ainda estava com a qualidade muito baixa, os gráficos bem inferiores ao que deveriam estar. I bati "CONTINUE" no menu principal, mas quando tentei abrir o meu jogo, eu recebi uma mensagem dizendo que meus dados salvos haviam sido perdido ou corrompido, e quando eu tentei dar “new game”, o jogo congelou, com a música sendo apenas uma estática. 

Tinha que ser uma coincidência, eu danifiquei meu Game Boy, só podia ser isso. Não... nenhum defeito pode pular de um jogo para o outro, tinha que haver uma explicação.

Neste ponto, eu estava realmente desesperado para jogar uma versão de Pokémon  onde nenhum defeito de merda estivesse acontecendo, e eu estava chateado que a minha versão FireRed estivesse quebrada, então eu coloquei o cartucho  de Sapphire e começei.

A tela acendeu normalmente. Pensei por um momento que, como meu GBC que quebrou meu FireRed, eu não queria que isso aconteça na minha Sapphire com o Jirachi que eu tinha conseguido em Colloseum e o Feebas que tinha me levado uma hora para encontrar, mas aquela versão rodou normal. 

Bem, depois de alguns dias eu resolvi tentar novamente jogar a versão Red hackeada, que eu chamo de versão "Glitchy Red". Novamente eu estava em Pallet Town, e lá estava a música comum e as coisas pareciam normais, exceto pelo slot vazio na minha equipe e a configuração da tela que continuava baixa. Eu fui de bicicleta para Viridian e, para minha surpresa, encontrei Pidgeot com segurança no meu PC, então eu pensei dane-se, vou voar para Cinnabar e lutar com o líder de ginásio Blaine.
 
Quando fui desbloquear o ginásio, surpresa, outra caixa de texto.
 
RED: Não. 

Não importa quantas vezes eu tentasse, o jogo se recusou a acreditar que eu tinha a chave secreta do ginásio, caralho, apesar de ela estar bem ali na minha bolsa.

RED não estava me deixando entrar.

RED: Tudo o que me aconteceu, aconteceu porque o mundo quer que isso aconteça para mim. Eu nunca vou me tornar um herói. Eu era manipulado. Eu nunca desbloqueei aquela porta. A porta estava destrancada o tempo todo, mas o jogo que decide quando vou entrar. Entrar, sair, tudo que eu faço. Eu faço porque o jogo permite.
 
Da forma como as caixas de texto foram mostradas, demorou um tempo muito longo para terminar, e o esse tempo todo eu estava lendo o que ele estava dizendo como se a mensagem fosse diretamente para mim. As coisas estavam ficando muito bizarras e, mais uma vez, eu tentei insistir, mas Red não me deixou.
 
RED: Eu vou mostrar para você como é ser incapaz de escolher o próprio destino. 

Desisti de tentar abrir a porta e abri o menu Iniciar novamente, feliz que eu podia, e utilizei Pidgeot para voar para fora de lá. Mas eu sabia agora que isso era só porque RED estava me deixando voar para fora. Ele estava brincando comigo. Se ele quisesse me impedir ele impediria.

Eu voei para Lavender, porque, surpreendentemente, nada estranho tinha acontecido lá. De Lavender, desci para tentar ir para Fucshia, mas logo que eu deixei Lavender, Red falou novamente. 

RED: Não. 

Bem, merda, pensei. Abri o menu e voei para Fucshia. Quando cheguei lá, eu quase caguei nas calças e deixei cair GBC. 

Fuchia estava com o “City Glitch”. Imediatamente, o menu apareceu, a forma como ele faz quando você faz o Glitch Mew, e ele estava me pedindo para salvar o jogo. Não havia opção para "Não", e pressionando B não aconteceu nada. Eu fechei o jogo na hora. 

Então reiniciei o Game Boy Quando e quando eu comecei-lo de volta, eu ainda estava dentro da “City Glitch”. Eu chequei minha equipe - Pidgeot e Kadabra estavam lá, mas em vez de "TELEPORT" e "FLY" que aparece quando eu seleciononei eles, havia apenas "CURSE", não como naquela porra de Creepypasta de Pokemon Black, significava literalmente "amaldiçoado". Eu era inteligente o suficiente para não selecioná-lo. Eu bati B até que eu estava fora do menu, e Red estava começou a falar merda novamente. 

RED: Você vai ficar aqui comigo, Red. Eles me substituíram porque meu jogo era cheio de glitchs e eu não era bom o suficiente. Eu pensei que esta era a minha história, mas eu sou apenas um personagem em um jogo. Levaram tudo de mim. A minha voz. A minha liberdade. Meu legado. Eles substituíram-me pelo garoto de olhos castanhos. 

Entendi agora que ele quis dizer... Na versão FireRed, Gold, Silver, e versões Cristal, onde ele tinha sido rebaixado para boss final. 

Ele me deixou passar, e para minha surpresa, o jogo não congelou mais, assim eu continuei andando sobre a água e a pisar em casas. 

Eventualmente, eu acho que fui longe demais, porque a tela ficou preta em volta do meu jogador. 

RED: Eu sou uma piada para você?
 
A opção SIM / NÃO apareceu. Instantaneamente eu selecionei "NÃO".

RED: Então por que você faz essas coisas para mim? Por que você corrompe o meu mundo e provoca falhas que não aconteceriam? Por que você quer me machucar com MISSINGNO? 

Eu nunca quis machucar RED. Foi apenas por diversão. O jogo tinha bugs, e todos nós exploramos essas coisas por diversão, certo? 

RED: Por que eu tenho que morrer? É porque eu sou o herói? 

Eu fechei o meu jogo fora. Não consegui continuar.



Naquela noite, eu tive um sonho onde eu era um treinador Pokémon - o jogador de FireRed, mas meu nome com certeza não era mais "Red". Eu estava sendo perseguido por um corpo branco-pálido. Enquanto eu não posso sentir dor em meus sonhos (eu sei que algumas pessoas podem), a figura pálida, eventualmente, me pegou e rasgou o meu peito e nas laterais com as unhas, a ponto de eu ver meus próprios ossos. A última coisa que vi antes de acordar foi o rosto do meu agressor - um menino com olhos vermelhos brilhantes, cabelos pretos e um chapéu vermelho e branco. 

Nos próximos dias eu acabei voltando a jogar o jogo, e quando eu jogava não havia muito que eu pudesse fazer. Eu estava preso na escuridão, porque Vermelho se recusou a deixar-me voltar pro jogo normal. Porque ele foi abandonado e esquecido, cansou de ser apenas abusado por jogadores que voltam apenas pela nostalgia e pela vontade de explorar os erros do jogo. Como eu ficava jogando muito, eu quase sempre tinha uma dor de cabeça dos ruídos de alta-frequência o jogo fazia. Eu nunca poderia me mover, mas eu encontrei conforto em olhar para a tela com o fundo preto e o jogador de frente para mim. RED não dizia nada normalmente para mim. Mas às vezes ele falava algumas frases, eu perdi a raiva, eu meio que  entendia a tristeza dele. 
 
Eu não conseguia jogar a versão FireRed novamente. Ontem, eu finalmente cheguei ao Mt. Silver em HeartGold, mas eu não poderia começar a batalha com RED. Eu não sei o que ele faria comigo quando eu chegasse lá. Provavelmente nada aconteceria não é? Não seria o mesmo RED. Mas... e se fosse?



Ele estaria com raiva? Feliz? Será que a sua derrota, mesmo em outra versão, colocaria seu espírito em paz? Eu não sei. Não importa quantas vezes eu jogar os jogos, RED vai sofrer o mesmo destino, porque ele é um herói, e porque os jogos da série fizeram ele ir tão longe, em um caminho sozinho e sem volta, pelo mundo de Pokemon.

RED nunca mais será capaz de experimentar a glória de ser o herói, e nem nós. Não importa quantas vezes você começar um novo jogo, ele nunca mais será o mesmo que a primeira vez que você jogou. Você sabe o que vai acontecer, e você joga para nostalgia, porque é apenas um jogo. 

Eu matei RED, e você também. Ao contrário de Ash Ketchum, ele nunca vai ser o herói de um novo jogo em uma região totalmente nova. Em HeartGold, o sucessor de Gold, Ethan, tinha ainda tomado suas realizações no lugar dele, sendo o único a pegar os Pokemon que RED tinha lutado tanto para conseguir - Mewtwo, Zapdos, Articuno, Moltres. Sua vida acabou para ele. Ele se tornou uma lenda e não havia mais nada para ter orgulho de si mesmo.
 
Eu consegui sair do escuro e terminar a versão "Glitchy Red" ontem. E a primeira coisa que fiz foi verificar os status do treinador. Havia um sprite de RED, como ele apareceu em G / S / C, mas no esquema do jogo da mesma cor monocromático, apenas o vermelho e o verde. Quando olhei mais perto, os pixels vermelhos que compõem a camisa parecia mais escuros e dispostos de forma estranha, quase como se ele estivesse sangrando pelo peito. Nem as insígnias, o tempo jogado ou ID Trainer apareciam, apenas o sprite. Quando voltei para o menu, ao invés do meu nome aparecer como "RED", havia a palavra "GONE" no meu cartão de treinador. Selecionei ele de novo, e desta vez, o cartão estava em branco.
 
RED: Vá agora e esqueça-me. Tchau. 

Desliguei e liguei o jogo, na esperança de algo acontecer, e desta vez, havia apenas uma opção - NOVO JOGO. 

Eu encontrei meu GBC mais cedo hoje e começou a jogá-lo. Eu tive que começar um novo jogo na minha FireRed, o que vai me dar um trabalhão novamente. Mesmo a minha versão pirata Glitchy Red rodou normalmente o novo jogo, bem até demais, sem as falhas na resolução ou som. Mas eu nunca mais verei o silencioso Red do mesmo jeito, ou mesmo o hilário Missingno. e bugs como o City Glitch. Agora eu tenho um respeito muito mais profundo pelo "protagonista silencioso" do jogo, acho que todos deveriam ser assim. Quer dizer, quantas versões Pokemon eu joguei? Quantas você jogou? Depois que confirmei “new game” RED não falou mais nada anormal, por mais que eu insistisse. Talvez... essa versão não tivesse nada de sobrenatural. Talvez algum hacker tenha simplesmente planejado criar uma versão (muito bem feita) do jogo em que o protagonista fala direto com a tela, e acontecem bizarrices da primeira vez que você joga. Ou talvez o espírito machucado de RED realmente estivesse aqui, querendo deixar uma última mensagem, antes de ser usado de novo.

Ás vezes me pego pensando o que eu faria no lugar de RED. Preso em um mundo onde não pode controlar seu futuro, vivendo as mesmas batalhas de novo e de novo. Sabendo que um dia nunca alcançaria seus sonhos, que sua missão seria realizada por outros. Quase todas as noites, enquanto durmo, sonho que sou aquele treinador Pokemon. Não lembro direito o que aconteceu no sonho, talvez RED tenha vindo me perseguir, talvez ele tenha aparecido para conversar. Mas independente disso, espero um dia parar de acordar com novas marcas de arranhões no meu peito.


Nenhum comentário: